锘?!DOCTYPE html> Conheça os atores e personagens do Plantão Sorriso
Nossa turma - Plantão Sorriso

Nossa Turma

Proficionais - Plantão Sorriso

Dra. Frida

Vinda diretamente do Chile para encorpar o corpo médico do Plantão Sorriso. Sua especialidade é a Chilicologia, ou seja, cuida de chiliques, pitís, novehoras, frescurites agudas e rodadas de baiana em geral. Ela própria costuma precisar, com frequência, ser consultada por si mesma para controlar o chilique. O sonho de infância da Dra. Frida é ser dançarina do balé do Faustão. Ela só não vai porque o shortinho das dançarinas é muito curto e mostra as bochechas do bumbum. Frida é tímida... Mesmo assim, gasta todo o seu vasto repertório de passos de dança nos corredores do hospital. Ao mesmo tempo em que canta um sonoro “Ahhhh” que virou marca registrada da doutora mais comprida do Plantão. 

 

Aneliza Paiva

Aneliza Paiva está no elenco do Plantão Sorriso desde 2004. Formada em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina e Jornalismo pela Universidade Norte do Paraná. É formada também no curso regular de teatro da Escola Municipal de Teatro da Funcart. Tem no currículo espetáculos de teatro e oficinas com mestres como Hilary Chaplain, Pepe Nunez, Ésio Magalhães, entre outros.


Proficionais - Plantão Sorriso

Dr. Lambreta Mó

Dr. Lambreta Mó se juntou ao corpo (e que corpo!) médico do Plantão Sorriso inicialmente para ver qual era dos churrascos da firma. É especialista também em lasanha, bolonhesa, quatro queijos, entre outras, inclusive as congeladas que se faz em microondas, e desde a contratação da Dra. Adelaide, curte (e compartilha) também as veganas. Sua especialidade médica é a Travalingualaringologia, não deixando nenhuma língua presa por aí, a não ser que ela queira. É metade brasileiro, metade descendente de português e italiano, e desde que foi batizado é dois terços índio kaingang, por isso seu sobrenome que se fala "Mó" e quer dizer jaboticaba. Curte uma preguiça das boas também. Curte tanto que acha que este texto já tá comprido e tá com preguiça de continuar escrevendo eporissonãovaimaisapertaratecladeespaço.

 

 

Gerson Bernardes

Gerson Bernardes é ator e palhaço do Plantão Sorriso desde 2009. É também do Triolé, grupo de palhaço que trabalha se apresentando nas ruas e espaços alternativos da cidade. É caipira de Ribeirão Preto semi criado em Londrina. Atualmente é integrante da Escola Livre de Palhaços - ESLIPA, do Grupo OffSina, no Rio de Janeiro. Já participou de oficinas com grandes mestres da Palhaçaria, sendo o maior deles, sua mãe.


Proficionais - Plantão Sorriso

Dr. Ritalino

Há quem diga que o Doutor Ritalino já nasceu falando. Estudou medicina em Massachuts... Massachutisi... Massac... nos Estados Unidos. Pesquisa células tronco de árvore, a horta, batata da perna e outras leguminosas. Sempre lembra de uma história de familia. Sua especialidade é a bobologia ocupacional. 

 

Tiago Marques

Tiago Marques é graduado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina. Além do Plantão, realiza apresentações solo e em parcerias com outros artistas e grupos e é palhaço convidado na Troupe Tangará. Sua formação traz alguns anos de pesquisa aliados à formação acadêmica, com incursões em oficinas, treinamentos, workshops e saídas de rua. Em oficinas já esteve com os mestres: Pepe Nunes, Aziz Gual, Chacovachi, Gardi Hutter, Biribinha, Ésio Magalhães, entre outros. Atualmente está em processo de criação de seu novo trabalho solo, sob direção de Ricardo Puccetti (LUME Teatro), referência na arte do palhaço.

 


Proficionais - Plantão Sorriso

Dr. Pinduca

Dr. Pinduca é especialista em Sonecoterapia, pela Universidade dos Amantes da Soneca. Segundo ele, a soneca pode durar 27 minutos, 8 horas, ou até mais. Sua tese diz que a soneca é um direito de todo indivíduo, faz-se necessário relaxar e descansar num determinado período do dia, seja ele breve ou prolongado. Pinduca é filho da Esperança e aprendeu a assobiar ouvindo seus avós e outros entes queridos. Assim foi com o canto também. Se hoje o Pinduca é um ilustre tenor nos hospitais, deve-se ao fato de ouvir seu pai cantar, e também das fitas k7 com músicas gravadas da rádio FM. No violão, é o rei do baião. Não sabe tocar outro tipo de ritmo nas cordas que não o baião, mesmo que a canção seja rock, clássica, ou até uma valsa. Apesar de ouvir o seu irmão tocar violão na infância, executar este instrumento para o doutor é sempre desafiador, pois requer atenção redobrada, haja visto, a aguda afinidade com o baião e a dificuldade em fazer pestanas. Pinduca também é um exímio batedor de embaixadinhas com bolha de sabão. Recordista renomado - concorreu consigo próprio, ele mesmo, outro não houvera – e conquistou o recorde de cinquenta embaixadinhas sem estourar a mesma bolha de sabão.    

 

André Demarchi

Bacharel em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Londrina (2015). De 2002 a 2011 frequentou a Escola Municipal de Teatro – FUNCART. Instituição na qual se formou como ator e desenvolveu diversas atividades relacionadas à produção e técnica teatral. Desde 2012 compõe o elenco do Plantão Sorriso. Ministrou oficinas junto com os outros integrantes do grupo, participou de espetáculos, além do trabalho regular de visitas às pediatrias de hospitais da cidade. Também é ator e pesquisador do Núcleo Ás de Paus, companhia na qual desenvolve um trabalho de pesquisa com instrumentos de equilibrismo, perna de pau e bastões, com canções populares e com direção colaborativa. Ministrou oficinas de iniciação a perna de pau, com canções e pelo viés coletivo.

 

 


Proficionais - Plantão Sorriso

 

Dra. Adelaide Aleide

A palhaça Adelaide Aleide, além de Doutora do Plantão Sorriso, com especialidades especiais em Dengologia, (doenças relacionadas a dengo, carência aguda e manha prolongada) também atua fora dos hospitais. Atualmente, além de ser uma super-protetora dos animais e amansadora de gatos, dá uma de super-heroína no espetáculo “Plano nº 269”, libertando os animais do zoológico. Também trabalha com a Cia de Teatro Vermelho, de Presidente Prudente, atuando no espetáculo “Amoré” como uma cúpida muito atrapalhada. Sua influência “palhacistica-feminina” vem especialmente das mestras Gardi Hutter, Lily Curcio e Silvia Leblon. 

 

Juliana Galante

Juliana Galante é bacharel em Interpretação Teatral, pelo curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina onde iniciou sua pesquisa sobre arte e ativismo. Dessa pesquisa surgiu seu trabalho solo de palhaça chamado "Plano nº 269". Além da formação acadêmica, trabalhou como orientadora teatral no estado de São Paulo pelo “Projeto Ademar Guerra” no período de janeiro de 2014 a dezembro de 2015. Participou de oficinas sobre palhaçaria com Leris Colombaioni (Itália), Gardi Hutter (Suíça), Teófanes Silveira (palhaço Biribinha), João Carlos Artigos (Grupo Anônimos), Ésio Magalhães, entre outros mestres palhaços. 

 

 


Proficionais - Plantão Sorriso

 

 

Dr. Ainda Não Zanzibão

Dr. Aindanão Zanzibão, vindo da grande e tradicional família Zanzibão. É Coisalgumologista, ou seja, especialista em Coisa Alguma. Além de médico, doma elefantes, quando os encontra.

 

Tonho Costa

Tonho Costa, músico, compositor, arranjador, intérprete e educador musical. Trabalhou como ator nos espetáculos Cabaré da Confraria (2010) e Celeste, o Musical (2014). Lançou o CD Universo Quintal de composições próprias em 2012. Compôs trilhas sonoras para diversos espetáculos teatrais, trabalha na preparação musical do elenco do Plantão Sorriso desde 2013.

 


Equipe Administrativa

Presidente: Emilia Miyazaki

Coordenação: Aneliza Paiva e Gerson Bernardes

Administrativo: Virginia Guerreiro

Psicóloga: Izildinha Spisla