NOSSA TURMA

quem faz o plantão sorriso

NOSSA TURMA

Adalberto Severiano

Ator formado pela Escola Municipal de Teatro de Londrina – FUNCART, onde destacou-se pelo seu trabalho com comédia, com destaque para o projeto Os Toscos (de 2009 a 2014). Trabalhou com comédia também em espetáculos com O Casamento do Pantaleão, e Tumba e Para e Pandega da Troupe Tangará. Atuou de forma coletiva no Núcleo Às de Paus de 2010 a 2020. Trabalhou no curta O Castelo, com direção de Rodrigo Grota. Professor de teatro na Escola de Artes Primeiro Encontro, também ministrou workshops de teatro no projeto Flauta e Fole. Também atua como produtor cultural, e integra a coordenação da Vila Cultural Flapt! desde 2017, com foco na produção e programação do espaço. Palhaço formado pela Escola de Palhaços do Plantão Sorriso.

Dr. Furebo

O último dos recebidos do Plantão Sorriso, xovem de espírito e alma, esse doutor é especialista e Gargalharolologia, popularmente conhecida como “Cascada de Bico”. O treinamento de Furebo é focado em situações Pandêmicas, uma vez que seu início plantonístico se deu em meio a uma. Devido ao intenso trabalho voltado às gargalhadas, o doutor diz sofrer de uma leve protuberância abdominal, embora tenho sido flagrado várias vezes beliscando lanchinhos e bolachinhas por aí! Furebo tem desses exageros, não cabe nas roupas, não segura o riso na boca, não esconde a verdade do olhar, parece transbordar e inundar os espaços. Quem dera os corações! Só se aquieta recostado em “bisseiro” ou tentando fazer caber aquela guloseima na boca!

divisor_furebo

Aneliza Paiva

Formada em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina e Jornalismo pela Universidade Norte do Paraná. É formada também no curso regular de teatro da Escola Municipal de Teatro de Londrina. Tem no histórico espetáculos de teatro e oficinas com mestres como Hilary Chaplain, Pepe Nunez, Ésio Magalhães, Gardi Hutter entre outros. Trabalha como atriz há 20 anos, sendo 15 como palhaça. É integrante do Projeto Plantão Sorriso desde 2004. Atualmente integra o elenco da Grita Cia. de Palhaças, com pesquisa em palhaçaria feminina. Tem também um trabalho solo de palhaça chamado “Ao Ponto”. Em 2019 circulou com este espetáculo por cidades de Portugal, além de apresentações no estado do Amapá, Minas Gerais e Paraná.

Dra. Frida

Frida está no elenco do Plantão Sorriso desde 2004. Sua especialidade é a Chilicologia, ou seja, cuida de chiliques, pitís, novehoras, frescurites agudas e rodadas de baiana em geral. Ela própria costuma precisar, com frequência, ser consultada por si mesma para controlar o chilique.
O sonho de infância da Dra. Frida é ser dançarina do balé do Faustão. Ela só não vai porque o shortinho das dançarinas é muito curto e mostra as bochechas do bumbum. Frida é tímida… Mesmo assim, gasta todo o seu vasto repertório de passos de dança nos corredores do hospital. Ao mesmo tempo em que canta um sonoro “Ahhhh” que virou marca registrada da doutora mais comprida do Plantão.

divisor_frida

Gerson Bernardes

Gerson Bernardes é palhaço há mais de dez anos. Participou de oficinas e workshops com Lily Curcio, Ésio Magalhães, Pepe Nuñez, Ricardo Puccetti, dentre outros. Cursou a Escola Livre de Palhaços – ESLIPA. É confundador e gestor do Triolé e da Vila Triolé. É bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Londrina, e Pós-graduado em Políticas Culturais de Base Comunitária pela FLACSO (Argentina)/Ibercultura.

Dr. Lambreta Mó Marchalenta

Dr. Lambreta é besteirologista do Plantão Sorriso com especialidade em Travalingualaringologia, um dos grandes ramos da pesquisa médica responsável por destravar a fala e deixar todo mundo dizendo o que pensa. Mó vem de mã que quer dizer jabuticaba para a tribo Kaigang e Marchalenta vem da família da mãe que, apesar da travalingualaringologia, falam beeem devagar. Por isso, também, Lambreta é um dos grandes nomes da preguiça, do sono e da gula. Ninguém é de ferro.

divisor_lambreta

Juliana Galante

Juliana Galante é bacharel em Interpretação Teatral, pelo curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina onde iniciou sua pesquisa sobre arte e ativismo. Dessa pesquisa surgiu seu trabalho solo de palhaça chamado “Plano nº 269”.
Além da formação acadêmica, trabalhou como orientadora teatral no estado de São Paulo pelo “Projeto Ademar Guerra” no período de janeiro de 2014 a dezembro de 2015. Participou de oficinas sobre palhaçaria com Leris Colombaioni (Itália), Gardi Hutter (Suíça), Ricardo Pucetti (LUME), Teófanes Silveira (Palhaço Biribinha), Lily Curcio, Ésio Magalhães, entre outros Mestres e Mestras.

Dra. Adelaide Aleide

Além de Doutora do Plantão Sorriso, com especialidades especiais em Dengologia, (doenças relacionadas a dengo, carência aguda e manha prolongada) também atua fora dos hospitais. Atualmente, além de ser uma super-protetora dos animais e amansadora de gatos, dá uma de super-heroína no espetáculo “Plano nº 269”, libertando os animais do zoológico. Também é fundadora, junto com Aneliza Paiva e Mariana Ferrari da GRITA Cia de Palhaças de Londrina, onde pesquisa a palhaçaria feminina. Sua influência “palhacistica-feminina” vem especialmente das mestras Gardi Hutter, Lily Curcio e Silvia Leblon.

divisor_Adelaide

Mariana Ferrari

Mariana Ferrari é bacharel em Interpretação Teatral, pelo curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina, onde iniciou sua pesquisa sobre “Dança Cômica”. Dessa pesquisa surgiu seu trabalho solo chamado “Vagarosa”. Fundou a Companhia de Teatro Vermelho em 2013, onde coordenou, ministrou aulas de teatro e dirigiu cerca de 12 peças até hoje. Junto com Aneliza Paiva e Juliana Galante criou a Grita Cia. de Palhaças de Londrina em 2017, onde pesquisam a palhaçaria feminina. Além da formação acadêmica, Mariana teve influências circenses e teatrais através de oficinas com Andreas Simma e Tanja Simma (Áustria), Julia Varley (Inglaterra), Ésio Magalhães, Aziz Gual (México), Enrico Bonavera (Itália), Phillipe Gaulier (França), Avner Eisenberg (EstadosUnidos), Kos coletivo (Ceará), Leris Colombaioni (Itália), Lilian Moraes, Lily Curcio e outros mestres e mestras.

Dra. Cora Coisalinda

Cora está no elenco do Plantão Sorriso desde de setembro de 2019. Sua especialidade é a “Devagarologia”, onde a doutora pratica a arte de saborear o tempo. Ela e sua lentidão, fazem contas no relógio para entender o valor necessário da recuperação de cada paciente. Apesar de sua paciência ser um pouco curta, está sempre disposta a jogar seu charme com suas danças esquisitas, eficazes em prevenir tristeza aguda. Com sua bolha de sabão, quer dizer, anestesia móvel, ela opera e transforma chulé encravado em pum cheiroso.

divisor_ritalino

Tonho Costa

Músico, compositor, arranjador, intérprete e educador musical. Compôs trilhas sonoras para diversos espetáculos teatrais. Lançou o CD “Universo Quintal” de composições próprias em 2012. Em 2018 dá início ao projeto “As Meninas da Rua de Cima”. Trabalha na preparação musical do elenco do Plantão Sorriso desde 2013 e em 2016, passa a integrar oficialmente o elenco do Plantão Sorriso como o Dr Aindanão Zanzibão.

 

 

Dr. Aindanão Zanzibão

Dr. Aindanão Zanzibão, vindo da grande e tradicional família Zanzibão. É Coisalgumologista, ou seja, especialista em Coisa Alguma. Além de médico, doma elefantes, quando os encontra.

divisor_zanzibao

ADMINISTRATIVO

Emilia Miyazaki

Emilia Miyazaki é jornalista e atriz. Começou a fazer teatro do Grutecoca em 1985, onde conquistou premiações nacionais e estaduais como Melhor Atriz. Participou de diversas montagens como atriz convidada, e de 1992 a 1995 fez parte do elenco do Grupo Proteu, sob a direção de Nitis Jacon. Em 1996 entrou para o Projeto Plantão Sorriso como a Besteirologista Dra. Tulipa. Em 2004 passou a responder pela coordenação geral e atualmente é presidente da ONG Plantão Sorriso. Faz parte do elenco da apresentação anual, intitulada “Balanço mas não cai” e do “Bailinho do Plantão”, projeto musical com músicas infantis com arranjos para o Carnaval.

divisor_tulipa

Izildinha Fraga Spisla

Psicoterapeuta e Contoterapeuta, faz atendimento clínico adultos e grupos. Especialista em Aconselhamento Familiar e em Terapia de Casais e Famílias. De 2004 a 2008 atuou como administradora do Plantão Sorriso. Em 2010 retornou como psicóloga a convite do grupo. “É uma honra fazer parte desse trabalho. Sou grata como cidadã e profissional por ouvir as muitas partilhas que testemunham mudanças no humor daqueles que foram confortados, alegrados, distraídos e afetados pelos palhaços com seus tratamentos de risos e encantamentos”, diz a psicóloga.

divisor_izil